segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Azahar Spa Corporativo

Temos diversos serviços de Spa para sua empresa ou equipe de trabalho.
Presenteie o melhor funcionário, motive sua equipe com uma tarde em um Spa, monte o Lounge Zen...
Entre em contato conosco para maiores informações.
www.azaharspa.com.br - (19)3254.3734

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Beleza da Alma



Espelho, espelho meu! Me diz quem é mais belo do que eu!
Vejam só!! E ainda há quem diga que contos de fadas são estórias bobas para crianças. Mas nos contos há um detalhe que os difere absolutamente da vida real - o bem e o mal estão separados e, onde há um não pode haver o outro. E qual de nós, quando criança, desejou ser a madrasta, a bruxa, o ladrão, o lobo?? Queríamos ser príncipes e princesas!! queríamos derrotar o mal!! 
Existe uma necessidade de ser assim para a criança, mas esta criança crescerá e encontrará ao longo de sua vida todos esses personagens dentro de si. E cá estamos nós, tendo que aprender a conviver conosco. Cada um do seu jeito num caminho que, sem sombra de dúvidas, busca uma harmonia interior. Mas lá está o espelho!! Eu me olho e, a cada dia, julgo minha aparência de acordo com meus critérios. Meus critérios?!?!? Será mesmo que fui eu quem escolheu a beleza que desejo??!?
Bem.. sou um terapeuta com formação em psicologia junguiana. Sendo assim, falarei como tal. 
Mas antes quero fazer umas perguntas. 
Quantas vezes conhecemos pessoas que inicialmente são lindas aos nossos olhos, mas com o tempo se tornam feias? Quantas fadas e príncipes se tornaram bruxas e sapos? E quantas vezes conhecemos pessoas que nos parecem feias de início e que depois fazem brilhar nossos olhos? Mas o que aconteceu? O que fez sua imagem mudar para nós? Quem ou o quê mudou?
Certamente não existe uma resposta única que atenda a todas as situações. Mas o que eu quero mostrar, antes de qualquer coisa, é que nós podemos usar esses exemplos para entender que a beleza é RELATIVA. Relativa ao meu estado de espírito, relativa ao meu sentimento por cada pessoa, relativa aos meus valores, mas PRINCIPALMENTE, relativa à minha capacidade de aceitar o belo e o feio que existe dentro de mim.
A beleza relativa ao estado de espírito é fácil de entender. Quando estamos felizes, nós nos sentimos belos e tudo fica mais belo ao nosso redor. Pronto! E aqui já se encontra o primeiro grande obstáculo - se uma pessoa não consegue se sentir bela e não vê beleza ao redor, ela está feliz?
A beleza relativa ao sentimento por cada pessoa também não é complicada. Dia a dia os nossos sentimentos pelas pessoas vão sendo transformados de diversas maneiras. Na medida em que uma pessoa vai se tornando querida, vamos admirando cada vez mais suas características e, consequentemente, ela vai se tornando bela.
A beleza relativa aos valores parece muito simples, mas vejo que ela contém em si uma grande chave de nossa transformação pessoal. Certa vez pedi a um adolescente de 15 anos para ele me mostrar as mulheres que ele achasse bonitas. Conclusão.. não houve acordo. Os valores dele eram ainda tão diferentes dos meus que não havia pontos de encontro para a beleza. E sabem o que eu mais gosto nesse tema - de ser surpreendido pela vida!! Gosto muito de ver que muitas vezes a vida me dá oportunidades de reconhecer meus julgamentos. De perceber o quanto meus valores ainda estão atados à aparência das pessoas e, de repente, andando pelas ruas, ao ser abordado por alguém que não me parece "interessante", sou surpreendido por alguma forma de beleza que se ocultava, não na pessoa, mas em minha ignorância e preconceito.
Mas por fim, falei há pouco da beleza relativa à capacidade de se aceitar o belo e o feio em si. Ao meu ver, aqui está não apenas o ponto principal deste sentimento que oscila entre vaidade e auto-estima, mas também um dos principais pontos que não nos permite hoje viver em paz nesta Terra. Aqui vou buscar ser breve pois o tema é muito amplo e complexo. Conheço pessoas que, por mais fisicamente belas que sejam, não conseguem se ver assim ao espelho. Ao passo que há pessoas que, mesmo não possuindo a beleza que se apresenta em vitrines, novelas e propagandas, sentem-se belas. E certamente também há belas que se sentem belas e feias que se sentem feias. Ai meu Deus!! Como tratar de um assunto tão delicado?? Como mostrar aos que não veem ou não querem ver?? Então faço uma pergunta: Você, que permaneceu neste texto até agora, consegue reconhecer que há um “bixinho feio” dentro de você? Que aquilo que você mostra às pessoas não é tudo, mas parte de você? E que esta parte que as pessoas não veem, você morre de medo de mostrar? Então eu lhe digo... esse bixinho está em todos nós, mas quando não o aceitamos, ele se torna um monstro!! A psicologia junguiana deu o nome a esse bixinho de Sombra. Mas como não tenho muito tempo, quero que o leitor procure entender que essa Sombra é uma pedra preciosa vestida e escondida pela nossa ignorância. Trago a você o conto da Bela e a Fera. Para que a Fera pudesse virar príncipe, ela precisou ser verdadeiramente amada pela Bela. E é esse amor por nós mesmos que eu vejo como a verdadeira semente da cura para a maioria dos males que afligem a nós... a todos nós!! E esse é um dos pilares do meu trabalho - permitir que as pessoas possam encontrar o caminho para transformar suas “Feras” em Belas flores da alma!


Terapeuta com especialização em Psicologia Junguiana e formação em Renascimento.
Realiza atendimentos individuais no Azahar Spa
Maiores informações - www.danielprnunes.com

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Naturologia Aplicada


As terapias complementares, entre elas a naturologia são consideradas grandes aliadas para quem busca bem-estar, qualidade de vida e proteção da saúde. A partir daí, o profissional Naturólogo; surgiu com o objetivo de trazer para a área da saúde a importância e os efeitos benéficos destas terapias.
O que é a Naturologia Aplicada?
Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, a saúde é definida como "estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade". Conforme esta definição, a saúde poderá ser alcançada quando corpo e mente estão em harmonia e a Naturologia Aplicada tem como proposta trabalhar estes aspectos do ser humano em sua totalidade.
Qual a origem da Naturologia Aplicada?
A palavra Naturologia é de origem grega latina: natura+logos, e se refere ao estudo dos recursos naturais.
Onde estudar sobre a Naturologia Aplicada?
Naturologia é uma nova profissão, que utiliza métodos naturais e milenares  como forma de promoção e manutenção da saúde.
Ela é uma área inovadora de formação de profissional na área da saúde. O curso de naturologia já existe há 10 anos no Brasil e atualmente 3 universidades oferecem a formação em Bacharelado em naturologia (UNISUL- Florianópolis, Anhembi Morumbi -São Paulo e UNP-NATAL) . Porém, mesmo com a pouca quantidade de universidades que disponibilizam o curso, de acordo com a Associação Paulista de Naturologia (APANAT), o Brasil conta, atualmente, com 1300 Naturólogos formados.
Terapias utilizadas na Naturologia
A abordagem no tratamento com Naturólogos é holística e íntegra, além dos aspectos físicos e psíquicos do individuo, suas relações sociais, seus hábitos alimentares, de atividade física e lazer, enfim sua saúde como um todo.
A pessoa que participa deste processo terapêutico é denominada interagente, pois ela interage em seu processo de autoconhecimento, desenvolvimento e cura.
Quais tratamentos naturais, o profissional que trabalha com Naturologia está apto para utilizar?
O profissional de naturologia pode usar Aromaterapia que utiliza as propriedades dos óleos essenciais de plantas aromáticas como tratamento auxiliar. Indicado para ansiedade, stress, insônia, compulsão alimentar, dificuldade de emagrecer, libido.
Os Florais de Bach podem ser usados pelos profissionais de naturologia. São eles: Extratos naturais de flores e plantas que promovem o equilíbrio emocional, quesito determinante para uma boa saúde. Indicado para ansiedade, compulsão alimentar, stress, insônia, traumas, dificuldades nos relacionamentos, dificuldade de emagrecimento.
A Geoterapia é uma modalidade de tratamento usada pelo profissional de naturologia e tem como seu principal material terapêutico a terra em forma de argila, rica em minerais importantes para a saúde do organismo. Indicado para limpeza de pele, esfoliação corporal, redução de medidas, dores crônicas.
A Hidroterapia é o tratamento pela água em seus diversos estados e temperaturas para obtenção de reequilíbrio e saúde. O profissional de naturologia usa esta técnica
A Fototerapia  é a forma mais simples e natural que o profissional de naturologia encontra para promover a saúde, baseado no uso de plantas medicinais. Este  método é natural e ótimo para a saúde por ser eficaz para o tratamento e prevenção de doenças através de chás, banhos, compressas, tinturas e inalações.
O profissional de naturologia pode usar a Reflexologia: massagens nos pés e nas mãos, em pontos reflexos referentes a todas as regiões do corpo.
A Massoterapia: é uma massagem terapêutica, indicada para auxiliar a obtenção da saúde, eliminando o estresse e promovendo o relaxamento. O profissional de naturologia a usa muito esta técnica.
O profissional de naturologia pode usar a Trofoterapia: que promove a saúde através de orientações para uma alimentação saudável, baseada em alimentos orgânicos e integrais.
A Cromoterapia é um tratamento através da vibração das cores em pontos específicos do corpo.
O que a Naturologia trata?
Muitos interagentes procuram o trabalho do Naturólogo para autoconhecimento, desequilíbrios físicos e emocionais, relaxamento, qualidade de vida, prevenção de doenças e lógico a promoção da saúde como um todo. Contudo, é importante salientar que o Naturólogo jamais substitui o trabalho da medicina ortodoxa e sim, complementa, pois acredita na eficácia de um trabalho em equipe onde agrega qualidade na evolução do tratamento com o interagente.
Texto por Michele Hister - Naturóloga do Azahar Spa.

A doença segundo a Medicina Tradicional Chinesa - Uma abordagem Integral



A quantidade de informações e afazeres à que o homem é exposto não para de aumentar, e o tempo para consumi-las só diminui. Entre uma atividade e outra, são feitos malabarismos para reservar um espaço para cuidar do corpo e da mente. Encaixam-se na agenda consultas com médicos de todas as especialidades, inclusive com aqueles que oferecem terapias baseadas na filosofia oriental.
As teorias e práticas da medicina tradicional chinesa resistiram aos séculos e ao avanço da medicina ocidental. Mais do que a cura de doenças, a medicina tradicional chinesa busca evitar o aparecimento dos males e ensinar o paciente a viver com saúde.
As bases da medicina tradicional chinesa estão no conceito de Yin Yang, na teoria dos cinco elementos da natureza e no sistema de canais de energias aplicado na acupuntura. A medicina tradicional chinesa acredita que o homem faz parte dos ciclos da natureza e é influenciado por eles.
Quando as condições externas (natureza) estão desalinhadas com as internas (organismo), as energias entram em desequilíbrio. Para reestabelecer a fluidez energética, a medicina tradicional chinesa recorre a tratamentos alternativos aos usados pela medicina alopática.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, a doença é uma consequência do desequilíbrio entre o Yin e o Yang, energias antagônicas que se complementam. Essas energias podem representar tudo o que existe na natureza, ou seja, um só existe na presença do outro, um se transforma no outro.
Identificar uma doença fruto da desarmonia energética consiste no fundamento básico dos oito parâmetros: yin yang, calor e frio, interno e externo, excesso e deficiência. Depois desse pré-diagnóstico, o especialista pode partir para a análise dos processos fisiológicos individuais do paciente.
Dentro dessa compreensão de doença, o qi é um elemento fundamental para a saúde segundo a medicina tradicional chinesa. O qi é responsável pela saúde física e mental do ser humano  e passa pelo corpo através de canais de energia chamados de meridianos, pontos que diversas terapias orientais estimulam para retomar o equilíbrio.
Qi estabilizado é igual a corpo saudável e forte, logo resistente a agentes patogênicos. Contudo, fatores externos e de ordem emocional como estresse, fadiga, má alimentação, tristeza e medo podem comprometer o qi e provocar o aparecimento de uma doença.
Para expulsar a doença do organismo do paciente, a medicina tradicional chinesa utiliza diversas terapias, das quais conheceremos duas, a acupuntura e o tuiná.
Os pontos de energia do corpo humano, os meridianos, são os principais alvos da acupuntura. Agulhas da espessura de um fio de cabelo estimulam os meridianos com o objetivo de reativar a capacidade regeneradora do organismo e reestabelecer o curso da energia.
Ao desbloquear a passagem da energia em cerca de dois mil pontos no corpo, a acupuntura promove o alívio das dores e o tratamento de males como bronquite e enxaqueca.
A acupuntura abrange técnicas variadas com diferentes formas de estimular os pontos, como sons, correntes elétricas, pressão e calor. Este último é usado na moxabustão, técnica que queima uma erva chamada moxa e a aplica nos pontos da acupuntura.
Há duas formas de aplicar a moxa em brasa: uma é embrulhada em papel e colocada a cerca de dois centímetros de distância da pele; a outra é enrolada em um cone e colocada diretamente no ponto desejado.
Texto de Michele Hister - Naturóloga e Acupunturista do Azahar Spa.