quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dores nas costas durante a gestação - Tratamento Doula Azahar Spa

Foto: Alicha Vernon http://www.etsy.com/listing/110180955/pregnancy-painting-maternity-figure

A grande maioria das mulheres experimentam dores nas costas durante algum momento da gravidez. Cada corpo é único: enquanto algumas gestantes sentem dores intensas, outras podem sentir apenas leves desconfortos.

As dores nas costas logo no início da gestação são relacionadas à deslocação do centro de gravidade do corpo da mulher e às transformações hormonais que acontecem neste período. Durante a gravidez, os hormônios prepararam o corpo para o parto através do afrouxamento dos ligamentos que unem os ossos da pelve e da coluna. Muitas mulheres sentem dor nas costas nas em pé, em flexão ou até mesmo deitadas. O aumento do útero também enfraquece os músculos abdominais, alterando a postura e exercendo pressão sobre as costas.

Muitas mulheres sentem dores em toda a extensão da coluna, na região lombar, além de sua irradiação para pernas e nádegas. Esta dor intensa frequentemente é resultado da pressão da cabeça do bebê sobre os ossos pélvicos e nervos, o que pode causar sensação de pernas fracas ou adormecidas.

Tratamento
Existem várias maneiras de aliviar algumas das dores nas costas durante a gravidez. Descansar em um banho morno de imersão ajuda a relaxar toda a parte posterior do corpo dolorida. É importante ressaltar que a temperatura da água não deve ultrapassar 38°C, podendo ser perigoso. Aplicar compressas frias diretamente nas áreas afetadas é uma pratica segura e também pode ajudar a diminuir as dores. As massagens também promovem ótimos resultados, relaxando a musculatura e favorecendo o alinhamento corporal.

Prevenção
Naturalmente, o ideal seria evitar que as dores nas costas acontecessem. Embora não haja garantias, algumas medidas simples podem evitar o que este desconforto tão comum se agrave:

• Exercícios físicos: Começar um programa de exercícios personalizado no início da gravidez ajuda a fortalecer e alongar os músculos das costas e pernas.

Postura: Manter a coluna ereta. Quando sentada por longos períodos, a mulher pode fazer o exercício de esforçar-se para manter os pés ligeiramente levantados do chão, além de realizar pausas frequentes para levantar-se e caminhar, alongando os músculos e ligamentos e aliviando as dores nas costas.

Calçados adequados: Para a maioria das mulheres grávidas, sapatos confortáveis são os baixos. O salto alto não é recomendado, principalmente quando se pretende evitar dores nas costas desnecessárias.

• Flexão dos joelhos: Ao levantar e ao carregar objetos os joelhos devem ser flexionados e não a cintura. Isso ajudará a prevenir lesões.

Medidas de conforto
Entre outras modalidades que se pode usar para ajudar a aliviar dor nas costas durante a gravidez, destacam-se as cintas e almofadas anatômicas, desenvolvidas especialmente para gestantes.

Durante o dia, as cintas oferecem apoio para a marcha, acrescentando o apoio adicional necessário para o conforto da coluna e, à noite, uma almofada anatômica fornece suporte para todo o corpo.

Uma boa almofada para a gravidez deve apoiar a cabeça, pescoço, ombros, abdômen e pernas. A posição lateralizada pode ser mais confortável e adaptada colocando-se o travesseiro entre as pernas. Estes incríveis “travesseirões” também ajudam a acomodar a barriga crescente e revelam-se úteis e efetivos também para o pós-parto, portanto, valem o investimento!

Quanto às cintas de sustentação, deve escolher um modelo específico para gestantes, sempre de acordo com as recomendações do médico. Ela manterá o suporte do abdômen na postura, evitando assim dores nas costas durante a gravidez. As cintas também podem abrandar desconfortos associados com varizes, já que ao manter abdômen e útero melhor posicionados, diminui a pressão em algumas veias abdominais.

FONTE: Raquel Oliva, naturóloga e doula. Fundadora da empresa Comparto, que oferece serviços de saúde e bem-estar para gestantes, bebês e famílias no Azahar Spa em Campinas. www.comparto.com.br - Maiores informações (19) 3254.3734


Nenhum comentário:

Postar um comentário