quarta-feira, 21 de março de 2012

Hammam em Marrakech

Seja bem vindo a Marrakech!


Eu, naturóloga do Azahar Spa estive em Marrakech para conhecer e experimentar o banho Hammam de Marrocos. Aqui contarei como foi essa vivência.


Plantas medicinais nos mercados de rua

É sempre muito interessante conhecer outros países, ainda mais Marrocos, onde existem muita diversidade cultural e religiosa. A primeira coisa que pensei antes de ir e que sempre me chamava muito minha atenção era pensar como as pessoas em uma cultura tão conservadora pela religião tivessem um hábito de um banho coletivo? E a verdade é que me surpreendi muito mais quando entrei em um Hammam onde mulheres muito simples estavam desnudas com suas netas tomando seu banho. Vi que não existe a vergonha do corpo, já que cresceram nesse ritual de banho de geração em geração. Dentro do Hammam o corpo descoberto é de forma muito natural e na rua os panos e tecidos cobrem cada pedacinho de pele numa terra tão quente.
Sabe-se que o Hammam é um local de encontro, para os homens é um espaço onde discutem questões políticas e da sociedade.

Caminho ao Hammam Aabla
Palacio Bahia

Hammam Les Bains de L'ahambra

O Ritual Hammam começa em uma sala aquecida com a fricção de um sabão em pasta de cor escura a base de azeite de oliva e óleos essências. Esse sabão é retirado do corpo com baldinhos de água quente. O próximo passo é deitar em uma maca aquecida e receber a esfoliação com a luva Kesse (a luva tradicional do Hammam), um tecido super rustico que a terapeuta fricciona com força até sair uma camada fina da pele (isso é visível e um pouco dolorido), eu que tenho a pele mais sensível, no segundo banho já não agüentava a esfoliação! Depois outro banho de baldinho e aplicaram uma camada de argila com pétalas rosas pos uns 15 minutos. Continuava na sala aquecida aguardando o próximo passo que seria a retirada do barro do meu corpo e receber a massagem de uma hora com óleo de árgan - Argania spinosa (um óleo extraído de uma semente de uma árvore da região do Marrocos que pode viver mais de 200 anos, indicado para regeneração celular, utilizado tanto na pele como nos cabelos) para hidratar a pele fortemente esfoliada.
Depois do banho o corpo esta muito relaxado e nada melhor para finalizar esse ritual com um chá verde com muita menta fresca servida em uma chaleira muito charmosa em uns copinhos coloridos.

Abaixo algumas fotos dos Hammans visitados:

Hammam do Hotel do Spa Bahia Salam

Hammam Bahia Salam

Entrada Hammam Feminino
Entrada Hammam Masculino

Hammam

Hammam Ziani




2 comentários:

  1. Qué bueno!! é muito interesante!! a cultura do hammam e a utilização do óleo de Árgan são muito desenvolvidos em França também graças a su proximidade com o Magreb.

    ResponderExcluir
  2. Sim é um óleo muito rico e cheio de propriedades medicinais!!! Inclusive bom para uso interno.

    ResponderExcluir