quarta-feira, 11 de abril de 2012

“Como diminuir os resíduos de agrotóxicos em sua alimentação”


Segue um artigo que recebi da fornecedora de alimentos orgânicos Organinês Inês Trost do site Planeta Orgânico intitulado “Como diminuir os resíduos de agrotóxicos em sua alimentação” – não se refere aos orgânicos, mas são informações podem super úteis em situações em que não tenhamos acesso a eles. Seguem alguns comentários de Inês "entre aspas". 

1 - Lave legumes, verduras e frutas numa solução suave de detergente e  água pura ou em mistura de água e vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxague-os cuidadosamente. "Mas a lavagem não elimina todos os agrotóxicos, pois alguns são sistêmicos, ou seja, são colocados na terra e daí absolvidos pelas raízes das plantas".
2 - Em alguns casos, frutas e legumes podem receber uma camada de cera para que não percam a umidade e murchem. Esta cera também contém substâncias fungicidas e bactericidas para evitar o aparecimento fungos e de bactérias. Ex. maçãs, pimentões, beringelas, grapefruits, melões, nectarinas, pêssegos, etc. Para eliminá-la, sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas  vitaminas contidas na casca, mas em compensação terá uma alimentação mais segura. 
3 - Procure usar sempre legumes, verduras e frutas da safra, pois possuirão menos defensivos e hormônios. "Também dê preferência a produtos nativos, por exemplo: inhame ou mandioca em lugar de batata, abobrinha brasileira no lugar da italiana, mamão formosa em vez de papaia, etc. As espécies nativas são mais resistentes a fungos e insetos".
4 - Legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais.
5 - Dê preferência aos produtos nacionais, ao invés dos importados. Frutas e legumes produzidos localmente não requerem tantos pesticidas como aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo. 
6 - Resíduos de pesticidas e outros produtos químicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais. Diminuir seu consumo reduz a ingestão de agrotóxicos. Ao preparar carne bovina, frango, porco, etc. procure retirar toda a gordura e pele. Escolha laticínios com baixo teor de gordura, prefira leite desnatado e queijos magros.
7 - No Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia. No caso da produção de uva Rubi e Itália, em São Paulo, são feitas até 40 aplicações de produtos químicos, da brotação até a colheita.
8 - Os consumidores não devem parar de consumir frutas ou verduras; estas informações se destinam a levar maior conhecimento do que ocorre na produção de hortigranjeira e dar-lhe uma visão mais crítica ao escolher o que vai a sua mesa.

Ficam as dicas super saudáveis para cuidarmos mais ainda da nossa alimentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário