1. Aromaterapia - o uso dos óleos essênciais ajudam no equilíbrio do sistema nervoso através dos princípios ativos das plantas. É indicado os óleos lavanda, capim limão, laranja doce, bergamota. O ideal é colocar de 3 a 4 gotas (uma de cada) em um aromatizador de ambiente no quarto no momento que for dormir. Essa mesma sinergia de óleos essênciais, pode ser utilizadas junto a um creme neutro ou óleo após o banho antes de dormir.
2. Florais de Bach - os florais mais indicados para tratar a ansiedade e consequentemente a insônia são: Elm - para quem se sente angustiado por excesso de responsabilidades, Oak - para os que são muito exigentes consigo no abdômen levando a exaustão física e mental, White Chestnut - excesso de pensamentos e preocupações e o Rescue - caso esteja com ansiedade e insônia devido a um fato traumático agudo. Procure um Naturólogo (terapeuta natural), para que este possa te indicar os mais adequados para suas queixas.
3. Respirações - são indicadas as respirações que gerem conscientização corporal, trazendo o indivíduo para o momento, ajudando então a acalmar a mente. A respiração básica seria então com as mãos no abdômen, ao inspirar sentirá suas mãos se distanciando do corpo, portanto estará inflando o abdômen. Em seguida permitirá que o ar venha para região do peito e por último completar o máximo de ar conseguir, sentindo todo o pulmão expandido. Para a expiração realize o caminho inverso, sempre prestando atenção no ar que entra e no ar que sai e como isso influencia sua mente. Repetir por 10 vezes pelas manhãs e antes de dormir.
4. Escalda pés - o contato com a água é muito benéfico devido a sua temperatura que traz relaxamento e ativa os pontos reflexos dos pés. Normalmente pessoas em estados de ansiedade e insônia, tem a mente muito ativa, portanto a água aquecida nos pés ajudará a dissipar essa energia estagnada. O indicado é colocar em um recipiente água aquecida, e utilizar também ervas calmantes, meia hora antes de dormir. Faça um chá de 1 litro e cinco colheres de plantas secas no total, com camomila, lavanda e melissa e complete o restante com água morna. Vá para um ambiente confortável e silencioso e fique aproximadamente 20 minutos com os pés imersos nesta água.
5. Fitoterápicos - o uso das plantas medicinais ansiolíticas e relaxantes são indicadas de 1 à 2 horas antes de dormir. As plantas mais indicadas para esses casos são: maracujá, camomila, capim limão, melissa e flor da laranjeira. Faça uma xícara de chá com 1 colher de sopa da planta fresca ou 1/2 colher de sopa da planta seca. Você pode escolher fazer somente um planta e variar a cada dia ou realizar uma mistura de todas elas secas e tomar o mesmo chá todos os dias.
6. Exercícios para relaxamento e conscientização corporal - neste caso é indicado a prática do Yoga, Tai Chi e Chi Kung. Esses exercícios irão melhorar a conscientização corporal, trazendo a pessoa novamente para o momento, ajudando a controlar pensamentos excessivos. Eles também ajudarão a harmonizar a energia do corpo consequentemente trarão relaxamento. Tente realiza-los pelo menos 3 vezes na semana.
7. Massagem e Auto Massagem - a realização de massagem pelo menos 1 vez por semana, traz a regularização dos hormônios causadores de estresse, diminui dores musculares e articulares e ajudam na mobilização de energia e conscientização corporal. Caso não tenha tempo para ir até um terapeuta para receber a massagem, uma boa dica é a Auto Massagem. Antes de dormir, pegue o creme com os óleos essênciais indicados acima, e foque nas regiões de mais tensão. Foque na região das mãos, pés e orelhas, para estimular os pontos reflexos que ai existem e trazer bem estar geral.
8. Alimentação: Evite alimentos estimulantes, pesados e gordurosos no período de final de tarde e noite. Alimentos como café, refrigerante, açúcar, frituras, carnes e embutidos devem ser evitados nestes horários. Tente não ingerir muito líquido antes de dormir, para que não tenha que interromper o sono durante a noite. Um boa dica é realizar um refeição leve antes de dormir, como frutas, sopas e saladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário